A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira (20) se aceita a denúncia contra o Núcleo 3 do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado. O grupo é formado por 11 militares da ativa e da reserva, além de um policial federal.
O julgamento começou por volta das 10 horas da manhã. O ministro relator, Alexandre de Moraes, fez um o resumo do processo e ou a palavra para a representante da PGR, a subprocuradora-geral da República, Cláudia Sampaio Marques.
Neste momento falam com os advogados de defesa. Depois, os ministros vão analisar questões preliminares, em algum momento deve haver um intervalo e os ministros devem retornar à tarde para o julgamento do mérito, ou seja, vão analisar e votar se aceita ou não a denúncia contra os acusados. Se a denúncia for aceita, todos se tornam réus e am a responder uma ação penal por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, entre outros crimes.
De acordo com a denúncia da PGR, esses denunciados eram responsáveis por executar ações de campo, como o monitoramento e também o assassinato de autoridades como Lula, Alckmin e o próprio Alexandre de Moraes.
Durante o julgamento, a subprocuradora-geral destacou que esses assassinatos tinham o objetivo de mobilizar os apoiadores e também criar uma espécie de clima necessário para o golpe de estado. Nessa segunda-feira (19), o STF ouviu quatro testemunhas de acusação do chamado Núcleo 1. Confira a reportagem.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.