O Ministério Público Federal lançou o programa “Segurança, Conflitualidade e Meio Ambiente na Amazônia”, com o objetivo de reforçar a proteção da região, fortalecer a governança ambiental e proteger territórios ameaçados. A ação tem a participação de seis países amazônicos e também de instituições internacionais.
No evento de lançamento, realizado em Brasília nesta quinta-feira (22/5), a subprocuradora-geral da República, Luiza Frischeisen, defendeu que seja feita uma ação integrada entre diversos atores nacionais e internacionais para o enfrentamento de crimes ambientais e também violência contra as comunidades tradicionais e povos originários.
Luiza Frischeisen inclusive chamou a atenção para o avanço de crimes como o desmatamento ilegal e a mineração em terras indígenas, que são frequentemente realizados por organizações criminosas, com ações transnacionais. A subprocuradora da PGR enfatizou ainda a importância da cooperação internacional para combater esses desafios e garantir a proteção ambiental e da população local.
A reportagem é da TV Encontro das Águas, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.