A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta terça-feira (6/5) se aceita a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra sete pessoas acusadas de terem participado da tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022.
O julgamento começou por volta das 9h30. Primeiro, o ministro Alexandre de Moraes fez um resumo de seu relatório, e então ou a palavra para a subprocuradora-geral da República, Cláudia Sampaio Marques, responsável pela denúncia. Depois, falaram na sequência os advogados de defesa.
Os ministros também analisaram questões preliminares da defesa. Foram rejeitadas, por exemplo, a suposta incompetência do STF para julgar o caso. Se for necessário, o julgamento pode ir até quarta-feira (7/5).
Esse núcleo de acusados, chamado de Núcleo 4, é formado por sete pessoas, cinco deles militares do Exército, que são acusadas de propagar notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação, promover ataques virtuais a autoridades e instituições e também insuflar outros militares para a adesão à tentativa de golpe.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.