A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou mais duas mortes no estado por febre oropouche. Com isso, já são três óbitos registrados nesse ano. Em todo o país, mais de dez mil casos já foram confirmados, segundo o Ministério da Saúde.
As vítimas confirmadas pelo governo do estado do Rio são duas mulheres. Uma morava em Macaé, no litoral norte, e tinha 34 anos. A outra era moradora de Paraty, no litoral sul, com 23 anos. Elas tiveram os primeiros sintomas em março, foram hospitalizadas e dias depois morreram. As duas infecções foram consideradas pelas autoridades sanitárias como casos isolados, porque depois dessas ocorrências a doença não fez novas vítimas na região.
Os sintomas da febre oropouche são parecidos com os da dengue. Febre, dor de cabeça, dor nas articulações, dor muscular, calafrios e às vezes náuseas e vômito. Em geral, o paciente costuma se recuperar em uma semana. Mas, nas pessoas que fazem parte do grupo de risco, a doença pode se agravar. É o caso de idosos a partir de 60 anos e crianças. A febre oropouche é transmitida por um mosquito, o maruim, que é mais presente em áreas de mata.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.