Considerado um marco do modernismo brasileiro, o prédio do Palácio Gustavo Capanema será reaberto, nesta terça-feira (20), ao público, após quatro anos de restaurações. A cerimônia de reinauguração terá a presença de várias personalidades e autoridades, como o presidente Lula.
O edifício, projetado no final da década de 1930 por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, foi sede do Ministério da Educação e Cultura e reúne obras de vários artistas que contribuíram para modernizar o Brasil.
As obras de construção do Palácio começaram em 1937, no início da ditadura do Estado Novo, de Getúlio Vargas. Além de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, participaram do projeto outros criadores renomados, como Eduardo Reidy, Ernâni Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, todos influenciados pelos conceitos do arquiteto e urbanista suíço Le Corbusier, um dos mais importantes do século XX.
O projeto adotou um modelo artístico que surgiu no começo do século ado: o funcionalismo. O edifício, de 16 andares, foi construído a 9 metros de altura, sobre um plano apoiado em colunas em formato de pilotis. O terreno ocupa um quarteirão inteiro no centro do Rio de Janeiro, e o vão-livre sob a construção tornou-se uma praça pública, que permite livre circulação às pessoas. Esse foi um dos primeiros prédios no mundo a usar um esquema de quebra-sol na fachada, para diminuir a incidência solar.
Os jardins foram criados por Burle Marx e possuem esculturas de Bruno Giorgi. No interior, há obras de pintores como Guignard, Pancetti e esculturas de Celso Antônio Silveira de Menezes, entre outros artistas do modernismo brasileiro.
Construído para abrigar a sede do antigo Ministério da Educação e Saúde, a obra também serviria para impulsionar o empenho do governo às modernizações pelas quais o Estado brasileiro precisava ar, para se adequar às transformações internacionais da época. Para o grupo de intelectuais e artistas à frente do projeto, o ministério que ali funcionaria atenderia aos esforços de um novo projeto cultural para o desenvolvimento da nação e do país.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.