O governo federal ampliou as ações de combate à dengue para 312 municípios com registro de ascensão da doença, abrangendo todas as regiões do país. Do total, 114 municípios são de São Paulo, 42 de Minas Gerais e 28 do Paraná. Até o dia 5 de abril, 73% dos casos de dengue no Brasil estavam concentrados nesses 13 estados, com 86% dos óbitos. A Força Nacional do SUS está preparada para atender essas cidades e auxiliar na organização da assistência, com capacidade para instalar até 150 centros de hidratação.
Com foco em reduzir casos graves e óbitos, um novo guia publicado pelo Ministério da Saúde possibilita que enfermeiros indiquem exames e medicamentos nas emergências, garantindo assistência no menor tempo possível. Também há um outro guia, voltado para agentes comunitários de saúde, com orientações para a busca ativa de pessoas com sintomas e que não se vacinaram, além de outras ações preventivas.
O Brasil registrou queda de 75% no número de casos e 83% nos óbitos por dengue em 2025 até o dia 5 de abril, quando comparado com o mesmo período do ano ado. Foram registrados 998.600 casos em 2025, ante quatro milhões no mesmo período do ano anterior. Quanto aos óbitos, há 634 confirmados este ano, contra 3.800 de janeiro a abril de 2024. A redução é resultado das ações coordenadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, além da mobilização da população.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.