Com o presidente Lula internado, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão, está reunido no Palácio do Itamaraty. O vice-presidente Geraldo Alckmin preside o encontro, que é conduzido pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e deve se estender até o fim da tarde desta quinta-feira (12/12).
Os integrantes do Conselho entregaram um documento ao vice-presidente com propostas em várias áreas, para análise do Poder Executivo. Entre elas estão a redução do custo de crédito, o combate à desigualdade racial e a implementação de um programa de renda básica e cidadania.
Todos esses projetos e propostas serão detalhados em painéis ao longo da reunião. Também está prevista a de decretos e de acordos de cooperação sugeridos e discutidos pelo Conselhão, além da sanção da lei que regulamenta o mercado de crédito de carbono do Brasil, que foi aprovada pelo Congresso Nacional. Essa lei determina que as empresas que mais poluem deverão seguir metas de emissão, podendo usar títulos compensatórios.
Ainda são esperados anúncios de investimentos para o setor industrial. A presidente da Petrobras, por exemplo, anunciou investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, com a geração de 11 mil empregos para a construção de navios e embarcações de apoio em Santa Catarina.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.