A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, prendeu hoje um investigado por desmatamento ilegal, lavagem de dinheiro e invasão de terras públicas da União no Amazonas. A reportagem é da TV Encontro das Águas.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município de Apuí, na região sul do Amazonas. O ex-prefeito e atual secretário de Planejamento e Assistência Social é um dos investigados e foi preso preventivamente. A investigação teve início após o cruzamento de dados de alertas emitidos por programas policiais avançados, que indicaram que o investigado movimentou valores expressivos acima de sua capacidade financeira.
Imagens de satélite mostraram que um imóvel rural de posse do investigado ou por um intenso processo de desmatamento em agosto do ano ado, incluindo áreas que já estavam embargadas pelo Ibama. Segundo as investigações, os danos ambientais causados ultraam R$ 19 milhões.
Os crimes de desmatamento, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro, se somadas as penas, podem resultar em até 17 anos de prisão.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.