Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas mostra que o número de jovens estudantes grávidas caiu com a implantação do ensino médio em período integral. O estudo também indica que as alunas tiveram mais o ao mercado de trabalho e às universidades.
A Isabella está no último ano do ensino médio de tempo integral e também faz curso técnico de mecatrônica, já pensando em oportunidades de emprego. Uma gravidez atrapalharia todo o planejamento futuro. Ela e as colegas sempre procuram se informar sobre educação sexual e discutem o assunto em rodas de conversa na escola.
O Programa do Ensino Médio Integral foi criado em 2016 e conta com carga horária mínima de 7 horas por dia.
Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, a pesquisa aponta que para cada 100 matrículas no ensino médio integral, há diminuição de 14 jovens grávidas. Nos municípios menores, a proporção diminui para 1,3.
Ainda, segundo o estudo, no período observado, foram evitados mais de 23 mil nascimentos com o aumento da carga horária escolar. Os alunos ficam mais engajados no processo educacional e acabam abrindo horizonte. Veja na reportagem.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.