O centro-esquerdista Yamandú Orsi venceu as eleições presidenciais no Uruguai e irá governar o país a partir do próximo ano. Em seu discurso de vitória, ele prometeu não fazer mudanças radicais na condução do país e disse que conduzirá uma maior integração, não deixando ninguém para trás, independentemente das visões políticas.
Yamandú Orsi é aliado do ex-presidente José "Pepe" Mujica e considerado parte da nova geração da Frente Ampla. Ex-professor de história, Orsi já governou por duas vezes o departamento de Canelones, o mais populoso do país. Ele será o primeiro presidente desde a redemocratização que não nasceu na capital.
Orsi venceu por uma margem apertada o candidato de centro-direita apoiado pelo atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. Assim que o resultado das urnas foi divulgado, o conservador Álvaro Delgado parabenizou Yamandú Orsi e enviou a ele um "forte abraço".
O presidente Lula também parabenizou o presidente eleito da Frente Ampla e o ex-presidente Mujica, destacando que essa é uma vitória para toda a América Latina e Caribe. Yamandú Orsi assumirá o governo em março do próximo ano e deverá ficar no poder até 2030.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.