Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, tornando-os réus por tentativa de golpe de Estado. A decisão abre um processo criminal que pode levar à prisão dos envolvidos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou um total de 34 pessoas, divididas em diferentes núcleos de atuação.
Com a aceitação da denúncia, inicia-se a fase de instrução do processo, que inclui a coleta de depoimentos, análise de documentos e perícias. As testemunhas serão ouvidas por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Após essa etapa, os ministros da Primeira Turma do STF decidirão se os réus serão condenados ou absolvidos. Mas ainda não há uma data definida para o julgamento.
Bolsonaro e seus sete aliados compõem o chamado núcleo central da tentativa de golpe. Já o núcleo 2, formado por seis acusados de planejar ações para manter Bolsonaro no poder, será julgado no final de abril. O núcleo 3, que inclui militares e um policial federal, teve seu julgamento adiado para maio. O núcleo 4, acusado de espalhar fake news sobre o processo eleitoral e atacar instituições, será julgado no início de maio.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.