A rede hospitalar pública do Tocantis está se unindo à campanha Maio Amarelo, que atua na prevenção aos acidentes de trânsito. Conforme relatórios do setor de custos da Secretaria de Saúde do Tocantins, as despesas médias com o paciente que apresenta várias fraturas — a maioria por acidentes de trânsito — no Sistema Único de Saúde giram em torno de R$ 1.273,00 por dia de internação em enfermaria. Em casos de média e alta complexidade, como nas unidades de terapia intensiva, esse custo pode chegar a quase R$ 3.000,00 diários, especialmente em longos períodos de internação.
Essa realidade acende o sinal de alerta e evidencia a urgência do tema, que se tornou uma questão de saúde pública aqui no Tocantins.
Nos últimos dois anos, dados do Sistema de Informação de Agravos mostram que o estado registrou 11.404 notificações de acidentes de trânsito, resultando em 1.262 mortes. Até a segunda quinzena de abril deste ano, foram contabilizados 139 óbitos.
Esses números também impactam o atendimento hospitalar, já que as vítimas de acidentes de trânsito representam uma grande parte das internações na ortopedia — com mais de 70% dos casos relacionados a esses acidentes.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.