No Brasil, 84% das pessoas pretas relatam já ter sofrido discriminação racial e metade se sente tratada com menos gentileza e respeito. A revelação é parte de uma pesquisa das organizações da sociedade civil Vital Strategies Brasil e Umane, com o apoio do Ministério da Igualdade Racial. A pesquisa coletou informações pela internet de 2,5 mil pessoas.
De acordo com o estudo, 84% dos entrevistados autodeclarados como negros relataram já ter sofrido discriminação racial. Os entrevistados responderam perguntas como: sou tratado com menos gentileza que outras pessoas? Sou tratado com menos respeito que outras pessoas? Recebo um atendimento pior que outras pessoas em restaurantes e lojas? A diferença dos percentuais das respostas de pretos, pardos e brancos é nítida.
Metade das pessoas pretas relata que vivenciaram tratamentos menos gentis ou menos respeitosos e 57% desse público disseram ar por atendimentos piores em estabelecimentos. Entre os autodeclarados como pardos, 45% disseram receber tratamentos menos gentis, 32,1% abordagens menos respeitosas e 20 28,6% piores atendimentos.
Já entre as pessoas brancas, apenas 14% receberam tratamentos menos gentis. Quase 10% foram tratadas com menos respeito e 7,7% foram mal atendidas.
“Essas agressões cotidianas muitas vezes elas são difíceis de serem nomeadas e de serem, às vezes, até percebidas. Mas quem é negro sabe e percebe. É algo que não tá legal, é um olhar diferente, é um tom diferente na voz. Mas acredito muito que a educação, combinada com outras políticas públicas, pode ser a transformação que a gente precisa”, afirma a diretora da Action Aid, Ana Paula Brandão.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.