O Rio de Janeiro registrou um recorde de pessoas baleadas na região metropolitana em novembro, segundo relatório do Instituto Fogo Cruzado. Em roubos e tentativas de roubo foram 32 vítimas, o maior número desde julho de 2021. Dessas pessoas, 12 morreram. O perfil das vítimas é majoritariamente masculino: 28 homens e quatro mulheres. Três eram agentes de segurança pública e uma pessoa era idosa.
Além dos disparos em roubos e tentativas de roubo, o relatório do Instituto Fogo Cruzado também registra que em novembro houve 181 tiroteios na região metropolitana. Mais de 40% desses eventos ocorreram durante operações policiais. Ao todo, 140 pessoas foram baleadas, sendo que 59 morreram.
Especificamente nas operações policiais, 63 vítimas foram atingidas. Dessas, 16 morreram. Quatro crianças foram baleadas, uma delas morreu, e três adolescentes também foram atingidos, mas sobreviveram. O Fogo Cruzado registrou ainda duas chacinas durante ações policiais, que resultaram em seis mortos.
Os municípios mais afetados pela violência armada no mês de novembro foram Rio de Janeiro, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Niterói e São Gonçalo.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.