Nunca se fotografou tanto. Com a popularização da foto digital e dos celulares com câmeras, a fotografia tornou-se muito mais ível. As redes sociais, em especial Facebook e Instagram, também são outro incentivo para que as pessoas fotografem cada vez mais.
“Todos os dias, no Facebook, são 350 milhões de fotos postadas no mundo inteiro e mais ou menos 60 milhões de fotos no Instagram”, comenta a diretora de comunicação de Facebook/Instagram no Brasil, Camila Fusco.
Em meio a esse crescimento assustador, a fotografia, pesquisadores e fotógrafos discutem se esse momento representa uma banalização ou uma democratização da imagem.
“Há quem diga que quantidade gera qualidade. Em um determinado instante, sim. A multiplicação infinita das fotos vai produzir alguma coisa, em um momento em que o olhar seletivo aparece”, defende o jornalista Muniz Sodré.
“Você tem por um lado a banalização da imagem, do ponto de vista da era pré-digital, de quem fotografava neste momento. E você tem a democratização, que é um novo tempo onde todo mundo fotografa”, explica o fotógrafo Rogério Reis.
Independente de polêmicas, a essência da fotografia continua. Para o fotógrafo Sebastião Salgado, “a fotografia é uma forma de vida. O fotógrafo quando faz uma intervenção, faz com a história dele, com a ideologia, com a ética. Então o resultado disso é essa escritura que é a fotografia, é algo muito especial.”
Reportagem: Carolina Pessôa
Imagens: Aldivan da Silva
Imagens complementares: Amâncio Ronqui, Eduardo Silva
Auxiliares técnicos: André Pimentel, Eduardo Silva, Ricardo Filé
Sonorização: Maurício Azevedo
Edição de imagens, finalização e edição de som: João Santolin
Arte: Bruno Godinho
Roteiro: Márcio Parente
Direção e edição de texto: Rafael Casé
Editoras-assistentes: Carolina Pessôa, Renata Cabral
Diretor-assistente e produtor executivo: Linei Lopes
Apoio à produção: Luana Ibelli, Mariana Fabre
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.