O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio. Mas, na hora de fazer compras, é importante tomar cuidados para não se enrolar nas dívidas. De cada cinco consumidores, um já se endividou com presentes para o Dia das Mães. É o que aponta o levantamento do Procon-SP.
A pesquisa constatou que os principais tipos de presentes buscados para essa data são perfumes, artigos de beleza e cosméticos, e roupas. Mais da metade dos entrevistados pretende gastar entre R$ 100 e R$ 500 no presente da mãe e dá preferência pelo uso do cartão de crédito. E aí o consumidor deve ficar atento a algumas dicas para não comprometer o orçamento para além do que o bolso permite.
De cada dez entrevistados, oito costumam fazer pesquisa de preço antes de comprar o presente — uma prática recomendada pelos especialistas, que alertam para o perigo das compras por impulso, além de orientar que se preste atenção nos valores e nas condições de pagamento e parcelamento, para não se surpreender com possíveis taxas de juros nas parcelas no cartão de crédito.
Uma outra dica é compartilhar o presente. Dividir o gasto com irmãos, por exemplo, pode ser uma forma de economizar e, ainda assim, conseguir dar um bom presente para a mãe.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.