A partir do dia 30 de maio, as agências dos Correios vão atender aposentados e pensionistas do INSS que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados, feitos por entidades associativas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22)pelo governo.
Dos nove milhões de aposentados e pensionistas que tiveram algum desconto no contracheque, de forma regular ou irregular, até agora menos de dois milhões já informaram que não autorizaram descontos e pediram a devolução dos valores. O número está abaixo das expectativas do governo, que estimava, inicialmente, quatro milhões de vítimas.
Uma parte dos que não aram o sistema podem estar com dificuldade para usar a internet e o aplicativo Meu INSS. Por isso o atendimento vai poder ser feito no modo presencial, pelas agências dos Correios.
4.730 agências, em 73% dos municípios brasileiros, vão atender os aposentados que ainda não aram o sistema de consulta aos descontos. Vai ser preciso levar apenas um documento de identificação. E, se não puder ir pessoalmente, o segurado pode mandar um responsável com uma procuração.
O sistema do INSS vai ser compartilhado com os Correios. Com a ajuda do funcionário, o aposentado vai ter o a todas as informações sobre os descontos, dizer se foi ou não autorizado e pedir a devolução em caso de irregularidade. O atendimento vai gerar um comprovante com número, data e horário.
Na semana que vem, os funcionários dos Correios serão treinados e o sistema de integração com o INSS validado. A gente reforça: os canais preferenciais de atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS e o telefone 135. E, quem já fez a validação, não precisa procurar as agências dos Correios.
E, atenção: esse atendimento presencial não vai ser feito nas agências do INSS, apenas nas agências dos Correios.
MI do INSS 6x2f67
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para o dia 17 de junho uma sessão conjunta do Congresso que vai avaliar a criação de uma comissão mista de inquérito (MI) para apurar as fraudes nos descontos do INSS.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.