O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vai informar aos aposentados e pensionistas cada desconto associativo que foi realizado nos últimos anos. O objetivo é que o beneficiário reconheça se houve autorização ou não. Todos serão avisados, inclusive os que tiveram descontos regulares.
E importante: os canais oficiais de comunicação vão ser a ferramenta Meu INSS, pelo computador ou aplicativo, e a Central 135, por telefone. O Instituto reforça que não faz contato por e-mail, SMS ou por aplicativos com Whatsapp.
A identificação da fraude vai depender da ajuda do beneficiário. Após receber a mensagem, vai ser preciso informar se os descontos foram ou não autorizados.
A data para a devolução dos valores ainda não foi definida, mas a ideia é que o ressarcimento seja feito pelas próprias entidades, até 15 dias úteis após o registro da reclamação, desde que não consigam comprovar, nesse prazo, a legalidade do desconto. O dinheiro será enviado para a mesma conta em que o beneficiário recebe.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.