Um grupo formado por doze pessoas, entre brasileiros e parentes palestinos, chegou na manhã desta quinta-feira (22) ao Brasil, em uma ação de repatriação realizada pelo governo federal. Esta foi a primeira repatriação de Gaza desde o final de 2023.
Desde outubro de 2023, 127 brasileiros e parentes diretos foram retirados da Faixa de Gaza. A região sofre com os bombardeios e ofensivas militares de Israel. Na quarta-feira (21) foi permitida a volta da ajuda humanitária aos palestinos, após dois meses de bloqueio que impedia a entrada de alimentos. Por
isso, a chegada ao Brasil mistura sentimentos, como gratidão e tristeza.
“A maioria dos mortos são crianças, são mulheres, e idosos... Eles não têm nada a ver com isso. Então, esses familiares que chegaram hoje... tipo, eles nasceram de novo. A gente ficou bastante na expectativa que o Itamaraty, o Ministério da Justiça, fazer essa negociação para trazer o resto. Tem bastante gente que está lá ainda”, conta Hasan Rabee.
O voo, vindo do Catar, dos Emirados Árabes, aterrissou no aeroporto de Guarulhos, no final da manhã de hoje. Os preparativos para a viagem foram feitos em sigilo, para garantir a segurança das famílias. A articulação da operação envolveu as embaixadas brasileiras na Jordânia e em Israel.
O grupo de 12 pessoas foi levado de casa para a Jordânia, na última terça-feira. De lá, foi possível embarcar para o Brasil. Metade dos repatriados são menores de idade, crianças que sobreviveram aos horrores da guerra.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.