O Brasil recuperou 25 fósseis de insetos retirados da Chapada do Araripe, no Ceará. O material estava ilegalmente no Reino Unido.
Os 25 fósseis de insetos retirados da chapada do Araripe citam o paleontológico no Ceará. O material estava ilegalmente no Reino Unido. Os 25 fósseis, que estão variados em quase 600 mil euros, ou 4 milhões de reais, chegaram semana ada ao Brasil.
O material foi levado clandestinamente para o Reino Unido e lá estava anunciado para venda em um site que comercializa rochas e fósseis. As peças foram recuperadas por ação do Ministério Público Federal, após denúncia de uma pesquisadora em 2023.
Agora, esse patrimônio histórico será transferido da sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, para o Museu de Paleontologia, Plácido Cidade Nuvens, que fica em Santana do Cariri, no Ceará.
O Ministério Público ainda trabalha para identificar os responsáveis pela extração ilegal dos fósseis. A legislação do Brasil proíbe a exploração e venda desse tipo de material.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.