Termina nesta quinta-feira (6) o prazo para que 32 dos 34 denunciados por tentativa de golpe de Estado enviem as defesas ao Supremo Tribunal Federal. A denúncia foi apresentada ao STF no mês ado pela Procuradoria-Geral da República. Até agora, o Supremo confirmou que 11 denunciados apresentaram as defesas, dos 32 que precisam se manifestar até hoje. A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não foi apresentada.
Outros dois denunciados têm o prazo até amanhã porque receberam a notificação judicial um dia depois dos demais, entre eles o ex-ministro Walter Braga Netto. A defesa de Braga Netto entrou com um pedido de mais prazo para se manifestar, mas hoje o ministro Alexandre de Moraes negou essa prorrogação.
As defesas que já foram protocoladas pedem, em resumo, que a denúncia da Procuradoria-Geral da República seja rejeitada pelo Supremo. Todos os envolvidos foram denunciados pela PGR por, entre outros crimes, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e dano ao patrimônio público. As acusações estão ligadas à investigação conduzida pela Polícia Federal sobre uma suposta trama golpista para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente eleito, em 2022.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.