Empregados com carteira assinada, incluindo trabalhadores rurais e domésticos, terão o a uma nova linha de crédito consignado com juros mais baixos. O programa, chamado de "Crédito do Trabalhador", começará a valer na próxima semana e beneficiará cerca de 47 milhões de pessoas do setor privado.
A contratação do crédito será feita diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e terá como garantia 10% do saldo do FGTS, além de 100% da multa rescisória em caso de demissão. O desconto das parcelas será realizado diretamente na folha de pagamento, mensalmente, pelo eSocial, o que permitirá taxas de juros menores. Atualmente, os trabalhadores celetistas enfrentam juros que podem chegar a 10% a 12% ao mês, enquanto os juros do consignado variam entre 2% e 3%.
Mais de 80 instituições financeiras oferecerão essa linha de crédito especial a partir do dia 21 de março. Um dos principais objetivos do programa é reduzir o superendividamento.
Durante a cerimônia de lançamento, o presidente Lula fez um alerta sobre a importância de contrair empréstimos de forma criteriosa. Ele enfatizou que os trabalhadores não devem se endividar de maneira irresponsável, alertando para o risco de pegar empréstimos em diferentes instituições para pagar dívidas anteriores. Lula destacou a necessidade de que os trabalhadores contratem o crédito apenas se tiverem certeza de que poderão pagá-lo, evitando assim o aumento do endividamento e promovendo a saúde financeira.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.