A ciência já confirmou que o plástico está dentro do corpo humano, em mini partículas, conhecidas como microplásticos, um risco para a nossa saúde.
A decomposição total do plástico, feito de resíduos do petróleo, leva centenas de anos. Os microplásticos chegaram ao corpo humano porque estão no solo, nos rios, na água que vai para as torneiras, nos oceanos, no que nós comemos e até mesmo no ar.
A gente está rodeado de plástico por todos os lados e a prova disso é a nossa casa. Os utensílios domésticos, as embalagens do que a gente come, do que a gente bebe, o que a gente veste e também o que a gente usa no nosso corpo.
Thaís Mauad é uma das pesquisadoras mais respeitadas do mundo nessa área. Foi ela quem detectou pela primeira vez partículas de plástico no cérebro humano.
Além disso, os microplásticos foram encontrados no leite materno, no sémen, no sangue, nos rins, no fígado, no pulmão, nos vasos. Um estudo italiano mostrou que pacientes que têm microplástico na artéria carótida, que leva sangue do coração para o cérebro, tem quatro vezes mais chances de ter doenças cardiovasculares.
Hoje a poluição por plástico é a segunda maior ameaça ambiental ao planeta, só perde para a emergência climática e a discussão mundial gira em torno da necessidade de reduzir a produção e o uso do material.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.