E as redes sociais estão cheias de ataques racistas. Os mais recentes são contra a jornalista Luciana Barreto, apresentadora e editora-chefe do Repórter Brasil, edição da tarde.
A EBC repudia agressões racistas contra ela. Luciana tem um trabalho reconhecido na luta antirracista. A tentativa de intimidação e silenciamento não irá funcionar. A empresa vai tomar medidas judiciais cabíveis.
A direção da empresa reforça seu compromisso com a pauta da igualdade racial. Você vê isso todo dia aqui presente em todos os veículos da empresa também, bem como a denúncia de qualquer tipo de preconceito e discriminação.
A nossa colega Luciana tem mestrado em relações étnico-raciais, é palestrante, pesquisadora e escritora. O livro dela, 'Discursos de ódio contra negros nas redes sociais', foi finalista do prêmio Jabuti Acadêmico.
Em 2024, já no comando do repórter Brasil Tarde, Luciana recebeu o prêmio Mais irados jornalistas negros e negras da imprensa brasileira (região Sudeste).
Em 2013, também na EBC, venceu o prêmio nacional de jornalismo Abdias Nascimento pelo programa Caminhos da Reportagem, Negros no Brasil, Brilho e Invisibilidade, entre outros prêmios.
O trabalho, o esforço e o protagonismo dela nos inspira e nos enche de orgulho. Os ataques, estúpidos e violentos, só provam o tamanho da Luciana e o mérito que só os vencedores carregam.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.