Após cinco anos fechado, o setor de emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro, foi reaberto hoje (6). Especializado em casos graves, o local terá capacidade para atender 700 pessoas por mês. A reabertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O hospital, que estava com a emergência fechada desde 2020, agora dispõe de 50 leitos adultos e pediátricos. No ano ado, o HFB foi incorporado pelo Grupo Hospitalar Conceição, empresa pública ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS), e ou a contar com 423 leitos abertos — praticamente o dobro da capacidade anterior.
Localizado no início da Avenida Brasil, o hospital tem grande importância para a cidade, sendo um dos poucos hospitais públicos da região da Zona Norte.
Com a reabertura, a unidade ampliou sua capacidade de atendimento, ando de 700 para 1,4 mil internações mensais, de 400 para 800 cirurgias e de 12 mil para 20 mil consultas ambulatoriais. Atualmente, o hospital conta com 86 salas de ambulatórios, abrangendo 56 especialidades. Além disso, foram contratados dois mil novos funcionários e investidos R$ 30 milhões em novos equipamentos.
A cerimônia de reabertura contou com as presenças da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do prefeito Eduardo Paes e de outras autoridades. Durante o evento, o presidente Lula destacou a importância de transformar os hospitais federais em unidades de excelência:
"É preciso transformar os hospitais federais, onde eles existirem, em hospitais de excelência, para que eles sejam referência em qualquer lugar do mundo. Quando alguém visitar um hospital federal e depois viajar e alguém perguntar como é a saúde no seu estado, ele tenha orgulho de dizer: 'No meu estado, tem um hospital federal que é a melhor coisa que a saúde oferece no meu país'".
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.