Em São Paulo, moradores da zona sul da capital protestaram contra a morte de um jovem de 19 anos, que foi morto dentro de casa pela polícia em uma abordagem. Ele estava em uma moto e teria fugido da polícia porque estava sem capacete e sem habilitação. De acordo com parentes da vítima, Nathanael Venâncio de Almeida já estava dentro de casa quando foi baleado.
A Secretaria de Segurança Pública informou que os policiais militares utilizavam as câmeras operacionais portáteis e que as imagens serão analisadas. As armas dos agentes foram apreendidas e encaminhadas para perícia.
No primeiro trimestre deste ano, a Polícia Militar de São Paulo causou a morte de 131 pessoas em todo estado. Apesar da queda de 26% em relação ao mesmo período do ano ado, o número ainda é muito alto. É quase o dobro do registrado nos três primeiros meses de 2022 antes da gestão de Tarcísio de Freitas.
Além das mortes, tem sido registrado sucessivos casos de brutalidade em abordagens policiais. No último domingo (18), também na zona sul da capital Paulista, três policiais foram flagrados espancando um homem suspeito de roubar uma bicicleta.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que a abordagem não condiz com as diretrizes da Polícia Militar e que a PM instaurou o inquérito para analisar o caso.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.