A Islândia ultraou a Suíça e a Noruega e agora é o país com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, de acordo com o último relatório da ONU, divulgado nesta terça-feira (6).
O relatório atualiza o Índice de Desenvolvimento Humano de 193 países. Segundo as Nações Unidas, a desigualdade entre os países de IDH baixo e IDH alto cresceu pelo quarto ano consecutivo. Até 2021, havia uma tendência histórica de redução das disparidades.
Foram considerados de alto desenvolvimento humano 74 países. Na 45ª posição, o Chile é o melhor avaliado entre as nações da América Latina e Caribe. O Brasil aparece na 84ª posição, com um índice também considerado de desenvolvimento alto.
No topo do ranking, a Islândia ultraou a Suíça e a Noruega e agora é o país com maior IDH do mundo. Dinamarca, Alemanha e Suécia completam as seis primeiras posições. Já as nove últimas colocações são ocupadas por países africanos, como o Sudão do Sul, que tem o pior IDH do mundo. No Oriente Médio, o Iêmen, que há anos sofre com uma guerra civil, tem o décimo menor Índice de Desenvolvimento Humano.
O relatório da ONU apontou a inteligência artificial como uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento. Mas, para garantir um desenvolvimento sustentável, alerta que a sociedade precisa escapar da armadilha de buscar automatizar todo e qualquer trabalho possível e usar a tecnologia para aumentar a inteligência humana.
A ONU defende ainda que deve haver participação humana em todo o ciclo de projeto e implementação da inteligência artificial, e pede prioridade à aplicação da tecnologia em educação e saúde, a fim de atender demandas urgentes dos países.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.