O Ministério da Agricultura confirmou o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil. O vírus foi encontrado na cidade de Monte Negro, no Rio Grande do Sul. Por causa desse foco da doença, a China acabou suspendendo por 60 dias a compra de carne de frango do Brasil. O país asiático é um dos principais compradores e, segundo o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, esse mercado estava em plena expansão.
O Ministério da Agricultura já estava em alerta. O Comitê Gestor de Enfrentamento à Gripe Aviária havia decidido, na última sexta-feira (9/5), prorrogar o estado de emergência por causa da doença até o dia 6 de outubro em todo o país. Uma medida que reforça as ações de vigilância e prevenção. Na granja onde foi detectado o foco, 35 animais estavam infectados e foram exterminados. A granja está isolada.
Uma informação importante reada pelo Ministério da Agricultura é que a doença não é transmitida pelo consumo da carne e nem dos ovos, e que a população pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados. O risco de infecção em humanos é baixo e geralmente ocorre entre tratadores e profissionais que estão em contato direto com os animais infectados.
O vírus da gripe aviária está em circulação no mundo desde 2006, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.