O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou uma forte resposta após o Hamas disparar foguetes contra o sul de Israel. Segundo o exército israelense, 10 projéteis foram disparados nesse domingo (6), mas a maioria foi interceptada com sucesso. Já o Hamas disse que disparou uma série de foguetes contra cidades no sul de Israel em resposta aos massacres de civis na Faixa de Gaza.
Desde que retomou a sua ofensiva contra o Hamas em março, Israel vem expandindo significativamente sua presença na faixa de Gaza. Segundo a Agência Associated Press, o país agora controla mais a metade do território palestino.
Nas últimas semanas, o exército israelense vem expandindo suas operações terrestres em Gaza com novas ordens de retiradas para palestinos no território, principalmente nas porções norte e sul. A chamada zona de segurança, que já existia nas primeiras semanas da guerra, praticamente dobrou de tamanho nas últimas semanas.
Recentemente, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que mesmo após a derrota do Hamas, Israel manterá o controle de segurança em Gaza e incentivará a saída dos palestinos. O plano também é de defendido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Nesta segunda-feira (7), Netanyahu e Trump devem se encontrar na Casa Branca para discutir entre outros assuntos a devolução dos reféns israelenses que que permanece em cativeiro e os rumos de Gaza após a guerra.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.