Morreu na noite de terça-feira (15), aos 92 anos, em São Paulo, o bispo Dom Angélico Sândalo Bernardino. Desde o fim do ano ado, ele ou por internações e cirurgias e estava sob cuidados domiciliares na zona norte da capital paulista. Dom Angélico ficou conhecido pelo envolvimento com os movimentos de moradores das periferias por melhores condições de vida durante a ditadura militar.
Nascido em 1933, na cidade de Saltinho, no interior de São Paulo, Dom Angélico se dedicou desde o início aos mais pobres e marginalizados, comprometido com uma igreja voltada para os problemas sociais e a luta por justiça. Em 1975, na ditadura militar, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
Dom Angélico se envolveu com a denúncia dos crimes da repressão, como nas mortes do jornalista Vladimir Herzog e dos metalúrgicos Manuel Fiel Filho e Santo Dias. Também esteve à frente da Pastoral Operária, apoiando sindicatos e movimentos populares das periferias de São Paulo. Em 2000, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, como bispo da diocese de Blumenau, em Santa Catarina.
Era amigo de Lula desde o período da ditadura militar. Em 2022, celebrou o casamento do presidente com Janja. Há cerca de 10 dias, Lula visitou Dom Angélico na capital paulista.
Em publicação nas redes sociais, Lula disse ter recebido a notícia da morte de Dom Angélico com profunda tristeza. Destacou a presença do padre nas greves de trabalhadores nas décadas de 70 e 80, na luta pela redemocratização e pela justiça social no país. E prestou solidariedade a todos os fiéis que acompanharam a trajetória de Dom Angélico.
Atendendo ao um pedido do próprio Dom Angélico, o velório será realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Zate, na zona norte de São Paulo. O cardeal Dom Odilo Scherer celebra a missa de corpo presente na tarde desta quarta (16). Depois da celebração, o corpo de Dom Angélico segue para a Catedral de Blumenau, em Santa Catarina, onde será celebrada uma missa na tarde desta quianta-feira (17) e será realizado o sepultamento do corpo.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.