Nesta terça-feira (14/1) o publicitário Sidônio Palmeira assumiu oficialmente como ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Ele substitui o ex-ministro Paulo Pimenta. Sidônio é baiano e fez parte da equipe que ajudou a eleger o presidente Lula em 2022. Ele atua na área de campanhas políticas há pelo menos duas décadas.
Em seu discurso de posse, Sidônio disse que é preciso fazer com que as ações do governo cheguem de forma correta para a população, e que possam fazer frente às mentiras disseminadas pelo extremismo político. Também disse que a integridade da informação é condição essencial para a sobrevivência da democracia.
O novo ministro também abordou o fim da checagem profissional de informações anunciado pela empresa Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp. De acordo com Sidônio, tal mudança afronta a soberania dos países e transformam a internet em uma espécie de faroeste digital. Nesse sentido, ele disse que pretende buscar a cooperação com organismos internacionais e também com governos de outros países.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República é responsável por formular a política de comunicação social do executivo federal. Também faz a intermediação do governo com a imprensa.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.