O programa Brasilianas.org desta semana discutirá os recentes conflitos relacionados à ocupação de terras indígenas. No final do mês de maio, o índio terena Oziel Gabriel foi morto em Sidrolândia (MS) durante ação de despejo na Fazenda Buriti, reconhecida como Terra Indígena pela Funai desde 1993.

O aumento da tensão entre produtores e terenas obrigou o governo a enviar tropas da Força Nacional à região para evitar novos confrontos, no início de junho.
Concomitante a esse evento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, realizava em Brasília uma reunião entre representantes do governo e 144 indígenas majoritariamente do povo Munduruku, por conta da ocupação do principal canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará.
E, no Paraná, índios da etnia Kaingang ocupavam a sede do Diretório Estadual do PT em Curitiba, em manifestação contra a determinação da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que retirou o poder da Fundação Nacional do Índio (Funai) de dar continuidade a 11 processos de delimitação de terras no estado. O grupo só deixou a sede do Partido dos Trabalhadores, após marcada audiência para o dia 11 de junho, com a ministra Chefe da Casa Civil e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.
Para discutir as possibilidades de diálogo entre produtores rurais e comunidades indígenas, a fim de que os conflitos relatados acima sejam solucionados da melhor forma possível para ambas as partes, convidamos o deputado Nilson Leitão (PSDB-MS), presidente da subcomissão de demarcação de terras indígenas da Câmara; Lucia Helena Rangel, doutora em Antropologia pela PUC-SP e também assessora do Conselho Indigenista Missionário; e o advogado, presidente do conselho da TNC-Brasil, Werner Grau.
Apresentação: Luís Nassif
Diretor: Pola Galé
Produtores: Aline Penna, Lilian Milena e João Paulo Caldeira
Pauta: Lilian Milena e João Paulo Caldeira
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.